
Museu Virtual do Líquen
Informação e Educação
Líquens, o que são?
Conhecidos como líquens ou fungos liquenizados de acordo com a nova nomenclatura no Código Internacional de Nomenclatura Botânica, são associações simbióticas entre algas e fungos que resultam em um talo.

Mas essa explicação é muito simplificada para entender as mais de 20 mil espécies de líquens conhecidos. Vamos nos aprofundar:
As Algas
.jpeg)
As algas por exemplo podem pertencer ao Reino monera, no caso das Cianobactérias, anteriormente conhecidas como algas azuis, ou ao reino protista - as algas verdes.
Se engana quem acredita que apenas no meio aquático é possível encontrar as algas.
As algas verdes e cianobactérias, por realizarem a fotossíntese, são chamadas de fotobiontes.
Foto
Luz
Bionte
Ser vivo
Os Fungos

O Reino Fungi, ou seja, os fungos, pertencem, em maioria ao Filo Ascomycota que representa quase uma totalidade dos liquens, e ao filo Basidiomycota, que são os cogumelos. fungos constituem os micobiontes.
mico fungo
Assim, pode-se dizer também que líquen é a união de um micobionte com um fotobionte.
Não se sabe afirmar se essa união entre algas e fungos é um mutualismo, onde ambos se beneficiaram dessa união ou se é um parasitismo controlado, onde apenas um dos componentes tem vantagens dessa união.
Apesar da teoria mais aceita ser de reconhecer como mutualismo, alguns estudiosos da área acreditam que apenas o fungo se beneficia desta união, aprisionando a alga em seu corpo para produzir alimento.
O nome do líquen refere-se ao fungo,
sendo, portanto, mais correto falar em
fungos liquenizados e algas liquenizadas.

O que diferencia um Líquen de uma alga ou fungo?
Os fungos são decompositores naturais, ou seja, para se alimentar eles necessitam decompor, ou seja “apodrecer” o substrato onde de encontram, crescendo em seu interior e o destruindo.
As algas utilizam da fotossíntese para sua alimentação, necessitando de uma fonte de luz e água abundante para sua sobrevivência, por ser uma planta aquática, e liberando O2 com esse processo.
Já os Líquens, ao contrário dos fungos, se fixam apenas na camada externa do substrato sem causar nenhum maleficio ou beneficio ao mesmo. Ele somente precisa de uma forte de luz e umidade para produzir seu próprio alimento. Por isso ele pode crescer em árvores, pedras, paredes ou qualquer superfície que possa de fixar.